Redes

Allan Kardec

sábado, 28 de julho de 2012

NESTA QUARTA NO SBT A FINAL DO MAIOR BRASILEIRO


Comentário:
Fátima Farias

O SBT anunciou a primeira eliminatória para eleger ‘o maior brasileiro de todos os tempos’. Chico Xavier e Irmã Dulce são os primeiros da disputa. Ambos detentores de todos os méritos, nenhum teria interesse neste concurso, pois o único objetivo que movia suas vidas era fazer o bem, sem holofotes ou espera de reconhecimento de qualquer natureza.
Este aspecto aumenta, assim, em nós brasileiros, a responsabilidade muito grande em eleger alguém com méritos para nos representar. Decidi observar critérios como perfil para merecer minha escolha e a primeira foi eliminar políticos. Para mim, não existe qualquer justificativa para um deles representar meu Brasil. Na sequencia das eliminatórias, para disputar o título, votarei em Chico Xavier, Airton Senna, Santos Dumont e Pelé e farei as argumentações:

Chico Xavier – Modelo de vida digna e reserva moral, dedicou toda sua trajetória a serviço da paz e da doação de amor ao próximo. Milhares de almas foram consoladas com sua mensagem de fé e otimismo e por isso era respeitado por líderes e seguidores de diversos credos. Escolher Chico Xavier é contemplar a também a arte e cultura nacional. Através da sua psicografia, os espíritos de grandes escritores continuaram a manifestar seus talentos, em mais de 400 obras, tratando de diversos temas. Estes livros estão entre os mais lidos da América Latina, chegando até a superar os de Jorge Amado, além de serem traduzidos em diversos idiomas. O melhor é que Chico reverteu todos os direitos autorais em assistência social para pessoas carentes. Através da literatura e sua vida abnegada, Chico Xavier deixou de ser um ícone brasileiro e passou a ser um símbolo com repercussão nacional.

Ayrton Senna – Promoveu muitas alegrias ao povo brasileiro e pôs em destaque a logomarca Brasil no cenário mundial. Além do ídolo que foi e carisma que conquistou dos brasileiros, só após sua prematura morte foi que conhecemos mais um aspecto marcante de sua personalidade: ajudar instituições carentes, anonimamente.

Santos Dumont – Ao inventar o avião, indiscutivelmente, ele prestou um grande serviço ao planeta, no segmento da tecnologia, possibilitando, assim, encurtar distâncias. Sem dúvida, um dos maiores e importantes inventos de todos os tempos, assinado por um brasileiro, para nosso orgulho.

Pelé – Também contribuiu para a alegria dos brasileiros, além de levar o nome do nosso país para todos os continentes.

Estes são os nomes que torço como finalistas para escolha de ‘o maior brasileiro de todos os tempos’. Qualquer um deles que conquistar o título sinto-me bem representada, como brasileira. Mas, apesar de todos os méritos dos demais, revelo que Chico Xavier é o voto do meu coração.

HORAS

TOTAL DE VISITAS