
Allan Kardec
sábado, 20 de novembro de 2010
CAMPANHA DE DISTRIBUIÇÃO DE MENSAGENS

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Centro Espirita Jesus de Nazareth
às
00:43


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segunda-feira, 1 de novembro de 2010
LANÇAMENTO
Neste volume contém:
01 - Saber morrer;
02 - Após a morte
03 - Bagagem para a morte;
04 - Comemoração dos mortos;
05 - Depois da morte;
06 - Do outro lado;
07 - E a vida prossegue...
08 - E se a morte chegasse agora?;
09 - Morrer é voltar para casa;
10 - Morte em tenra idade;
11 - Nossa hora;
12 - Os bons morrem cedo;
13 - Partidas coletivas;
14 - Saudades;
15 - Viver como se não houvesse amanhâ.
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Centro Espirita Jesus de Nazareth
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19:17


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domingo, 31 de outubro de 2010
As várias faces da ansiedade
Escrito por Dr. Luiz Antonio de Paiva
Freud, o grande pesquisador da mente humana, já deduzira a mesma coisa ao afirmar: “O problema da ansiedade é um ponto de junção, ligando todas as espécies de questões mais importantes; um enigma, cuja solução deve inundar de luz toda a nossa vida mental.” No nosso inelutável enfrentamento com o desconforto da ansiedade, pois ela é inerente à vida, é que está a raiz dos nossos problemas. Frequentemente adotamos atitudes disfuncionais, como tentar esconder a ansiedade ou negá-la, deslocá-la de objeto e outros mecanismos de defesa. Não raro, ela é a causa oculta dos transtornos alimentares, das dependências químicas, das atitudes auto-sabotadoras, como também é responsável pela busca de alívio em atividades como o jogo patológico, comprar compulsivamente, sexo compulsivo e até mesmo o trabalho excessivo que é a fuga mais bem aceita socialmente. Desta forma, acostumamo-nos a sempre ver a ansiedade como uma coisa negativa, um erro evolucionário.
Entretanto, a ansiedade é imprescindível a nossa sobrevivência e crescimento, sendo responsável pelas grandes conquistas da civilização humana. Assim, temos duas faces da ansiedade que são naturais e legítimas, como a ansiedade natural e a ansiedade existencial, esta ligada à consciência da nossa própria mortalidade e aos questionamentos filosóficos e religiosos que fazemos com relação à razão e propósito da vida. A outra face, por vezes distorcida e hedionda, é a da ansiedade patológica ou neurótica, pois geradora de sofrimentos físicos e mentais de monta.
A ansiedade natural origina-se da nossa consciência de sermos seres vulneráveis num mundo potencialmente ameaçador à nossa integridade e bem-estar. Ela é adequada e proporcional à situação que enfrentamos, e desaparece tão logo o objeto ou situação que a motivou é reconhecido e tratado. Na vida pós-moderna, é muito fácil a transformação da ansiedade natural em neurótica ou patológica. A dura realidade que enfrentamos implica num estresse que às vezes não é possível suportar. Enfrentamos a tensão de ganhar a vida num contexto extremamente competitivo, dentro de uma economia globalizada, em rápida mudança tecnológica e mesmo em suas regras e parâmetros. Criamos nossos filhos numa sociedade exigente, regida por valores consumistas e individualistas, que tendem a separar as famílias.
A ansiedade neurótica provoca-nos um estado generalizado de alerta, em que reagimos desproporcionalmente à percepção de uma ameaça real ou imaginária ao nosso bem-estar. Suas formas mais brandas, a que damos o nome de estresse, tensão e preocupação, causam-nos irritabilidade, agitação e mal estar físico. Se estabelecida cronicamente, leva a uma hiperativação do sistema nervoso que costuma provocar estados de esgotamento e depressão. Em casos mais graves provoca sintomas físicos agudos e ataques de pânico, quando a pessoa, em intenso sofrimento, tem a sensação de que vai morrer ou ficar louca.
A ansiedade existencial ou espiritual é pouco falada, mas não é menos real. Não raro, se ignorada e varrida para debaixo do tapete, transforma-se em formas graves de ansiedade patológica. Esta face mais sutil e profunda da ansiedade estimulou o ser humano a adentrar mais decisivamente o terreno da filosofia, da ética e da religião.
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Centro Espirita Jesus de Nazareth
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10:44


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quinta-feira, 28 de outubro de 2010
E Jesus, vota em quem?
Eram três da manhã. Depois de ter visto o programa eleitoral Mário acordou assustado e ofegante. Conceição, sua esposa, vendo a movimentação do marido perguntou:
- O que foi Mário, que inquietação é essa?
- Ceiça, depois que eu vi o programa eleitoral ontem eu fiquei me perguntando qual seria o candidato de Deus, afinal todos dizem que são cristãos, que Deus os abençoa, então fiquei em dúvida.
- E daí, por que tu acordou essa hora?
- É que eu sonhei com Jesus e conversei com ele sobre isso. Vê como foi interessante. Quando eu o encontrei Ele olhou serenamente para mim e perguntou:
- Mário o que te aflige?
- Jesus, como o Senhor deve saber estamos em campanha política e os candidatos ficam todos dizendo que são cristãos, que Deus está do lado deles... mas afinal de contas, quem está certo?
- Mário, muitos dirão Senhor , Senhor e Eu não os reconhecerei.
- Mas tem um monte de representantes das Tuas igrejas apoiando os candidatos de ambos os lados, afinal quem está certo? Quem luta pelos teus interesses?
- Meu filho, meu reino não é deste mundo.
- Mas, como saber qual está certo?
- Conhece-se a árvore pelos frutos que dá. Uma árvore má não pode dar bons frutos.
- Foram eleitos tantos candidatos de caráter duvidoso... Por que isto acontece?
- O sol nasce para justos e injustos.
- Pois é! Às vezes eu tenho a sensação que ele nasce mais para os injustos. Esses políticos, por exemplo, têm tantos privilégios, tantas regalias depois de eleitos, que só voltam a buscar o povo 4 anos depois, já o Senhor que tanto amor nos deu, sofreu tanto, por que?
- Eu não vim para ser servido, eu vim para servir.
- Jesus, por que eles mudam tanto com o poder? O que será deles depois?
- Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.
- Sabe Jesus, outra coisa que acho estranho nos candidatos é que eles falam muito mal uns dos outros.
- Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem.
- Jesus, nesse clima de campanha se alguém fizer isso vão dizer que tem duas caras. Vão pedir pra saír de cima do muro e decidir de que lado tá.
- Filho, bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus!
- Mas, Jesus, o Senhor acredita que muitos desses partidários às vezes chegam à agressão física?
- Todos os que pegam a espada pela espada perecerão.
- Falando assim Jesus, eu tenho a sensação de que o senhor não se envolve mesmo em política, estou certo?
- Meu filho, dá a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
- Então se são homens e mulheres, a maioria tão comprometidos, em quem devo depositar minhas esperanças?
- Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.
- E agora Mário, você vai votar em quem?
- Ceiça! Eu não sei mais. E você? Sim você que está lendo este artigo, vai votar em quem?
Por Rossandro Klinjey
Por Rossandro Klinjey
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Centro Espirita Jesus de Nazareth
às
18:46


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sábado, 23 de outubro de 2010
Leitura, abrace essa idéia!
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Centro Espirita Jesus de Nazareth
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01:21


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segunda-feira, 18 de outubro de 2010
SOLIDÃO - TRATAMENTO (PARTE-3)
Existem muitas formas diferentes para tratar a solidão, o isolamento social e a depressão. O primeiro passo, e o mais frequentemente recomendado, é a terapia. A terapia é um método comum e efetivo de se tratar a solidão, e geralmente é bem-sucedido. Terapias curtas, o tipo mais comum, geralmente se estendem por 10 a 20 semanas. Durante a terapia, enfatiza-se a compreensão da causa do problema; reverter os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas resultantes do problema; e explorar as formas de melhora do paciente. Alguns especialistas recomendam a terapia em grupo como uma forma de se conectar a outras pessoas que passam pelo mesmo sofrimento e estabelecer assim um sistema de apoio.[5] Especialistas frequentemente prescrevem antidepressivos como tratamento ou em conjunto com a terapia. Geralmente ocorrem algumas tentativas de combinações de drogas até que uma combinação mais adequada seja encontrada para o paciente — essa combinação é encontrada pelo método da tentativa-e-erro. Alguns pacientes podem desenvolver uma resistência a certos tipos de medicação e necessitar de uma mudança periodicamente.[6]
Abordagens alternativas são sugeridas por alguns especialistas. Tais tratamentos incluem exercícios físicos, dieta, hipnose, choques elétricos, acupuntura, fitoterapia, entre outros. Muitos pacientes relatam que a participação em tais atividades aliviaram os sintomas relacionados à depressão, total ou parcialmente.[7] Um outro tratamento, tanto para depressão quanto para a solidão, é a terapia de animais de estimação, ou terapia através da presença de animais de companhia, como cachorros, gatos, coelhos e até mesmo porquinhos-da-índia. De acordo com a agência Centers for Disease Control and Prevention, existem vários benefícios associados aos animais de estimação. Além de atenuar a sensação de solidão (mesmo porque isto pode também levar à socialização com outros donos de animais semelhantes), ter um animal de estimação diminui a ansiedade e, consequentemente, os níveis de stress no organismo.[8]
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Centro Espirita Jesus de Nazareth
às
06:34


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sábado, 16 de outubro de 2010
NOVO ESTUDO
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Centro Espirita Jesus de Nazareth
às
13:05


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