Redes

Allan Kardec

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO COM DIVALDO FRANCO

 

Seminário A psicologia do perdão

Divaldo Pereira Franco estará na Paraíba no primeiro final de semana de 2014. No dia 04 de janeiro ele visitará Campina Grande, onde realizará palestra pública em local ainda a ser confirmado, com possibilidade de que seja no Campestre Clube.
Já no dia 05 de janeiro de 2014, na sede da Federação Espírita Paraibana, ele realizará o seminário A PSICOLOGIA DO PERDÃO, das 09:00h. às 12:00h. As inscrições já estão abertas em www.fepb.org.br/eventos.
Ainda no dia 05, só que às 19:00h., teremos a realização de conferência, aberta ao público, também com Divaldo, em comemoração aos 98 anos de existência da FEPB.
Durante os eventos serão lançados os 3 mais novos livros do médium Espírita, além de outras obras que estarão disponíveis para venda.
Importante esclarecer que a reunião pública da FEPB, tradicionalmente realizada às 16:00h., não vai ocorrer no dia 05.01, em função da conferência que será realizada à noite.
O valor da inscrição para o seminário é de R$ 30,00.

Federação Espírita Paraibana Visita Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Itaporanga


Federação Espírita Paraibana Visita Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Itaporanga

Foram dois dias de muito aprendizado e de muita alegria. Trabalhadores da última hora, que elegeram a Doutrina Espírita como roteiro espiritual, realizaram um excelente curso de atendimento fraterno, como forma de estabilizar as emoções, bombardeadas pelas ilusões do caminho, que sempre nos carreiam dores e sofrimentos. Talvez tenha sido por isso que Jesus, o nosso irmão maior, já tenha asseverado:
“Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Ou no diálogo com Marta e Maria:
“(...)"Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada". (Lucas 10, 38-42)
Rebeca, Nívia e Socorro, trouxeram à nossa casa as suas experiências pessoais e vivência na Federação Espírita Paraibana, nas questões de relacionamento e com isso descobrimos que o ser humano é o mesmo em qualquer quadrante do planeta, com os seus defeitos, seus vícios, suas buscas e também qualidades. Só muda a geografia, as procuras pessoais são as mesmas, a luta para vencer-se a si mesmo é objetivo geral. Foi por isso que Jesus ensinou a saída, “bater e buscar”.
A Doutrina espírita não é apenas mais uma religião e sim o futuro das religiões, que quando se depurarem dos seus atavismos e preconceitos, vão beber da água dessa fonte primorosa de ensinamentos universais, que tem como base a fé racional, que consola e liberta. É ao mesmo tempo ciência de observação, doutrina filosófica, que nos faz compreender os por quês da vida e comportamental de aspecto moral, com base no evangelho de Jesus.
As religiões institucionalizadas são construções humanas e sempre incorporaram o orgulho e o egoísmo nas suas ações e percepções. A proposta de Jesus é efetiva, límpida, mas manchada com os nossos sentimentos desequilibrados. Foi por isso que o “Consolador Prometido” veio relembrar o que ele disse em sua pureza primitiva, apontando verdades que não poderiam ser divulgadas em época de sombra intelectual.
Um belo encontro de esclarecimento promovido por nossa “Casa Mater”.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.
Por Reynollds Augusto

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MÚSICA A BELA MÚSICA

MÚSICA. A BELA MÚSICA
(Reynollds Augusto)
Ontem à noite, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, nós experimentamos momentos de muita alegria e reflexões em torno do tema “música”. O foco foi centrado nas músicas de cunho celeste, que o nosso planeta Terra não conhece e tampouco sabe do que se trata.  Os expositores foi o casal 20 do centro Espírita Jesus de Nazaré, IVANDEILTON E PAULINHA, cujo amor está  estampado  nas suas faces. Ambos são coordenadores do  Dij, da instituição, e faz a garotada voar nas reflexões filosóficas em torno das nossas  vidas, que não deixa de ser uma bela melodia, com  a cadência dos conscientes.
Quando eu era adolescentes procurava selecionar as melhores músicas da nossa época , sem muito barulho e com o bom embalo, que provocava as melhores sensações : Titans, Ultraje, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso,Barão Vermelho... Anos 80 a espiritualidade estava a todo vapor, intuindo os compositores àquelas músicas, mensagens,  que não se houvem mais.
Um casal de irmãos  mineiros, hoje,  têm músicas que se aproximam daquelas “celestes”, que sequer conseguimos desconfiar. Trata-se de TIM E VANESSA, com vozes educadas e melodias perfeitas.  Ao ouvir as suas músicas, viajamos no mágico do existir e saímos em direção a paz interior , saindo ao mundo da  razão  , sem mudarmos de  lugar.  São músicas maravilhosas que não me canso de ouvir. Essas sim, se aproximam da musica celeste,  que os imortais dizem ser inalcançável por nós,  devido à nossa condição primitiva,pois ainda  respiramos  o egoísmo e o orgulho, as duas chagas da humanidade.
O casal foi muito feliz no seu trabalho  de ontem,  e terminou com uma bela música dos “céus”, do grupo AME :
Além do tumulo o Espírito inda canta
Seus ideias de paz, de amor e luz,
No ditoso país onde Jesus
Impera com bondade sacrossanta.
Nessas mansões, a lira se levanta
Glorificando o Amor que em Deus transluz,
Para o Bem exalçar, que nos conduz
À divina alegria, pura e santa.
Dessa Castália eterna da Harmonia
Transborda a luz excelsa da Poesia,
Que a Terra toda inunda de esplendor.
Hinos das esperanças espargidos
Sobre os homens, tornando-os mais unidos,
Na ascensão para o Belo e para o Amor.

PENSE NISSO!MAS PENSE AGORA MESMO

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Nova Turma de Estudo

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA JESUS DE NAZARETH

segunda-feira, 10 de junho de 2013

DIFICULDADES



Dificuldades no Movimento Espírita


Não te aturdas pelo que vês nas fileiras da Seara Espírita, que almejavas grandiosa e bela:

  A apatia no campo moral de tantos, dando a impressão de que isso é coisa natural.

  Os desatinos que não são freados pelo bom-senso, comprometendo o nome da gloriosa Doutrina.

  Os descompassos entre as lições teóricas conhecidas e as atividades práticas diárias cheias de hostilidades.

  A maledicência que alcança largas praias da vida dos nossos arraiais, como se devessem fazer parte das nossas ocupações cotidianas.

  Não te deixes desalentar pela sensação de que o Espiritismo em nada te auxilia, considerando os golpes contundentes que te ferem cotidianamente, impondo-te lágrimas em que se mesclam:

  Dores,
  Mágoas
  E revoltas.

  Não te rebeles ao verificar que muitos que ocupam posições destacadas no Movimento do luarizado Espiritismo, agem como se nada tivessem a ver com a magnitude da mensagem.

  Uma vez que somente anseiam pelas coisas do mundo material, com cinismo e desplante, preocupados tão só em fixar-se nas posições que lhes proporcionam maior visibilidade.

Bastando-lhes o ensejo exibicionista, em função dos quais afirmou Jesus que “Já teriam obtido o seu galardão”, ou seja, o que desejavam. Não te atormentes, pois, uma vez que o planeta terreno atravessa momentos de seríssimas definições e redefinições, de cujo processo ninguém pode escapar, enquanto se persistir na busca do progresso.

A Terra, em razão disso, traz sobre seu dorso e nas esferas do seu campo psíquico, entidades nos mais diferenciados estágios de aprimoramento, de desenvolvimento geral.

Dentre os quais são muitos os que se aninham na má vontade, esforçando-se por retardar o dia luminoso da grande renovação planetária.

Nesse estado de coisas, não estaria o Movimento Espírita indene a semelhantes presenças ou livres dessas almas que, em si mesmas atordoadas, causam atordoamento onde quer que chegam.

Quer estejam no corpo físico, reencarnadas, quer ainda se achem aguardando novas oportunidades, na erraticidade.

  Do mesmo modo que encontramos os dos incautos,
  Encontramos os ignorantes e parvos, nas mais distintas confissões de fé ou fora delas,
  Encontramos almas irresponsáveis que se valem do nome de Jesus, a fim de explorar a boa fé dos ingênuos.

Temos em nosso Movimento os que, da mesma maneira, evocam o nome do Senhor, admitindo sempre que não há nenhuma necessidade de que levem a sério o trabalho e os deveres que lhes cabem, já que os Guias do mundo são dotados de grande generosidade, são misericordiosos.

— Almas infantilizadas, nas quais ainda é verdoso o senso moral, enxameiam:

  Vaidosas umas,
  Orgulhosas outras, 
  Prepotentes tantas...

... Que, mesmo reconhecendo suas incapacidades, fazem questão de assumir posições e cargos de responsabilidade, que sabem que não responderão a contento, pelo fato de tais situações lhes conferir projeção ou destaque social.

Há os que não têm nenhuma noção do campo de atividades em que se acham, mas não recuam, não procuram orientar-se de modo a produzir o melhor para a Doutrina.

Permanecem como estão, supondo que os Espíritos do Senhor lhes suprirão a má vontade e o relaxamento.

Desgraçadamente, tais irmãos do mundo estão distribuídos por todos os campos da vida social e se fazem temerários aventureiros, nas esferas da política ou da administração das coisas públicas.

Achamo-los à frente de empresas que deveriam ser produtivas para o progresso da sociedade e que seguem a passos tartaruguescos.

— Temo-los liderando movimentos artísticos e culturais:

  Onde nada funciona a contento,
  Onde coisa alguma de expressivamente bom acontece para suas áreas.

  Do mesmo modo como os deparamos à frente de grupos familiares e de instituições religiosas.

Vemos que cada um anseia por extrair benefícios imediatos da situação em que se aloja, desacreditando, convictamente, da vida imortal para além da matéria densa do mundo.

Não te desarmonizes, perante esse quadro sinistro, conflitivo e cheio de contradições da sociedade.

Trata de cumprir o que a ti te cabe, sem que as atitudes alheias te induzam ao desgoverno de ti mesmo, ou ao relaxamento para com teus compromissos perante a existência.

Cumpre-te pautar a vida nos passos dos ensinos do grande Mestre Jesus Cristo; aprende com Ele que a cada um será conferido de conformidade com as próprias atuações nos trilhos da vida.

Aprende, ainda, a não depositar os ensinos rútilos do Espiritismo sob mãos francamente incapazes ou sob mentalidades insanas, pois que, sem contestação, mais cedo ou mais tarde:

  Tudo elas conseguirão desvirtuar,
  Tudo irão degenerar sob os mais tolos ou obscuros argumentos.

Trata, pois, de mergulhar a mente nos ensinamentos felizes do Cordeiro de Deus e ajusta os teus passos na trilha por Ele deixada, e não te importunarás com os companheiros desviados da estrada por livre deliberação, conseguindo, então:

  Não oferecer suas pérolas aos porcos,
  Tampouco desejarás depositar vinho novo em barril velho.

— Procurando, aí, sim, apesar das pelejas ardentes e das lágrimas inevitáveis dos teus testemunhos, seguir fiel e renovado, cheio de possibilidades para:

  Orientar,
  Entender, 
  E socorrer...

... A quantos o necessitem, na busca do Reino dos Céus, por meio dos roteiros do Espiritismo.

Com o tempo, na medida em que se renovem os humanos, também renovar-se-á o nosso bendito Movimento Espírita que, somente então, conseguirá refletir o brilho intraduzível do estelar Espiritismo.

Assim, não te descompenses.

Procura fazer o que te cabe para ser feliz, levando contigo os que estejam sintonizados com o ideal de vida abundante e de paz insuplantável que adotaste para alicerçar a tua existência.

Hugo Reis.
Mensagem psicografada por Raul Teixeira.
Na Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados – SEFAN, em Ponta Grossa – PR.



Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/dificuldades-no-movimento-espirita-47246/?PHPSESSID=e64a08d6fc50b0b6a436cfef3e72c116#ixzz2VoMQjMkL

sexta-feira, 31 de maio de 2013

NOVA DIRETORIA DO CEJN!

Centro Jesus de Nazareth Com Nova Diretoria
Centro Espírita Jesus de Nazareth de Itaporanga Tem Nova Presidente

(Reynollds Augusto)




Há décadas que o engenheiro MALTO DE SOUSA DINIZ saiu a semear pelos rincões do VALE DO PIANCÓ. Plantou entre nós uma proposta de vida que transforma corações e conscientiza os seus adeptos à busca dos valores da alma, que são primários, permanentes, potencializando o ser à realidade da vida imortal. Fizera o mesmo na cidade de PATOS e hoje essa luz se“espraia” por toda a região.


“E o semeador saiu a semear”.


O Centro Espírita Jesus de Nazaré, de Itaporanga, há décadas que produz espiritismo para o Vale, que é uma espécie de Cristianismo qualificado, esclarecendo à luz da razão a proposta de Jesus de Nazaré, sem véus, sem dogmas, sem ilusões. A Casa foi dirigida por grandes homens de visão que deram o seu empenho para que a luz continuasse no velador, afugentando a sombra da ignorância. Houve outros semeadores a exemplo do inesquecível FERNÃO DIAS e a sua também semeadora incansável MARIA AGUIAR. Mulher com voz mansa, face serena, uma pequena gigante da alma, cujo amor foi o seu combustível.


“É que a árvore boa produz bons frutos”.


Dona Maria partiu para a Pátria Espiritual, nossa verdadeira morada, mas deixou um rastro de luz na nossa cidade de Itaporanga, promovendo campanhas sociais, fazendo caridade, distribuindo amor e trocando experiências de vida com os imortais, que nunca morreram, pois não há morte em lugar nenhum da vida.


“Morrer é mudar de lugar, nada mais do que isso”.


A matrona nunca quis ser presidente da Casa Espírita, que é uma espécie de posto avançado de socorro espiritual, a exemplo de muitas outras religiões, que colocam em pauta a proposta do Mestre de Nazaré, sem essas mágicas dos “falsos profetas” de hoje, tão decantando pelo próprio mestre:


“Haverá falsos Cristos e falsos profetas que enganarão até os “escolhidos”.


Mas agora é a vez da mulher, que está tomando as rédeas dos destinos da nação em todos os setores. A mulher na presidência da República, a mulher na presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, a mulher na magistratura. E como têm mulheres na função jurisdicional! Isso é bom, pois traz sensibilidade às “hostes” do poder e a aplicação legal fica mais humana e eficiente. Agora é a vez de a mulher dirigir os destinos do Centro Espírita Jesus de Nazaré, de Itaporanga. Estou me referindo a ANGELA GOUVEIA, que traz um histórico de serviços prestados ao Cristo.


Quando estava para sair da presidência do Centro Espírita Seareiros do Bem, de Boa Ventura, a convoquei para me substituir e ela a princípio recusou , fundamentando que sempre foi um“soldado” e não queria “comandar”. Insistimos, ela como uma “guerreira” do bem aceitou e, como Dona Maria, em Itaporanga, mudou a face do CESB de Boa Ventura, produzindo não trinta, sessenta, mas cem. Hoje a terra está nas mãos do MARCELO IVO, que tem a ajuda da sua esposa DANIELY.E a curta vida física segue, como segue sempre a longa vida do espírito imortal.


ALBERLANDO ARAUJO, atual presidente, fez um discurso emocionado aos presentes. Já dirigira várias instituições a exemplo da MAÇONARIA EDDEUS FEITOSA, foi Secretário Municipal... Mas viver experiência administrativa de uma Casa Espírita foi talvez, o seu maior ganho. Parabenizou a mais nova presidente, afirmando que continuará “soldado” e que está á disposição da nova administração para ajudar a valer o princípio maior da“Doutrina Espírita”:

“FORA DA CARIDADE, NÃO HÁ SALVAÇÃO”.


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

sábado, 25 de maio de 2013

GRUPO ESPÍRITA MARIA DE NAZARÉ


Grupo Espírita Maria de Nazaré do distrito Pitombeira de Dentro realiza primeiro estudo de evangelização infanto-juvenil
O grupo Espírita Maria de Nazaré do distrito de Pitombeira de Dentro, município de Santana dos Garrotes recém-criada realizou no último domingo, 19, a primeira evangelização de estudo infanto-juvenil.

A princípio mais de 20 crianças do distrito estão sendo evangelizada e tem como objetivo, levar o ensinamento do evangelho. O estudo será realizado aos domingos, a partir das 8:30h. Os temas trabalhados serão Jesus em nossas famílias, o sentido do amor e do perdão, fraternidade. As crianças puderam desenhar com orientações de jovens que já faz esse trabalho na cidade de Itaporanga.

No primeiro estudo de evangelização aconteceu na sede que fica na rua 31 de agosto no referido distrito, com a participação de vários pessoas da cidade de Itaporanga, além do presidente do grupo Espírita Maria Nazaré(José Raniely Coelho) o presidente do grupo espírita do Vale do Piancó, Herculano Pereira.

As crianças que queiram participar do estudo pode procura José Raniely Coelho que é o responsável pelo o grupo no distrito.

No final, foram servida as crianças um café da manhã.





 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Novo Presidente da FEB

Antonio Cesar Perri de Carvalho
 

FEB elege Novos Presidente e Diretores

Na tarde do dia 16 de março houve eleição na Federação Espírita Brasileira.  O Conselho Superior da Entidade, em reunião presidida por Nilton Costa Pereira de São Thiago, foi eleito por aclamação e por unanimidade como presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho. Em seguida, para ocupar o cargo de vice-presidente que este ocupava foi eleita Edna Maria Fabro, e para o cargo vago de diretor foi eleito João Pinto Rabelo. Em seguida, foram renovados os mandatos dos diretores que completavam o período:  Helio Blume,  José Valdo de Oliveira, Luiz Antonio de Moura, Miriam Lúcia Herrera Masotti Dusi, Regina Lúcia de Souza Barbosa Rodrigues, Sady Guilherme Schmitd e Tânia de Souza Lopes. Todos os eleitos, com mandato de dois anos.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos com mandato de três anos:  Efetivos -  Alamir Gomes de Abreu, e Warwick Eliomar Gonçalves Mota., Sergio Thiesen e para suplentes: Carlos José Guimarães Gomes de Sá, Marco Antonio Leite e Raimunda Maria Prata. Permanecem como dirigentes da FEB com o mandato até 2014 – vice-presidentes: Marta Antunes Moura, Geraldo Campetti Sobrinho e Maria de Lourdes Pereira de Oliveira; Célia Maria Rey de Carvalho, Cirne Ferreira de Araujo, Affonso Soares, Roberto Fuina Versiani, Jarbas Arrais de Souza,  Carlos Roberto Campett e Niraldo Pulcineli.
Em seguida às posse, o Presidente da FEB leu sua manifestação contendo linhas mestras de ação e, ato contínuo, informou que convocará reunião extraordinária do Conselho Superior, juntamente com a reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, para novembro, para definições de planos gerais de ação. Indicou seus assessores, diretores e estatutários: Oceano Vieira de Melo, Edmar de Cabral Silva Júnior, Edimilson Luiz Nogueira e Rubens André G. Dusi ; como secretário geral do CFN da FEB e coordenador das Comissões Regionais do CFN o diretor Roberto Fuina Versiani. Informações:diretoria@febnet.org.br
 

Com Esposa e Filhos




HORAS

TOTAL DE VISITAS